Projeto Lixo ou lixos: eis a questão. Do alunos de Física da 2ª série do ensino médio do CE Dez de Maio em Itaperuna/RJ. Profª Ana Maria Antunes
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Energia sem limites?
O homem é o único animal que modifica a natureza, muitas vezes de forma irreversível. Faz isso desde que aprendeu a construir sua casa, cultivar alimentos, domesticar animais e explorar minerais.
O uso racional da energia é um fator básico para o desenvolvimento por um padrão de vida igualável ao das pessoas e países industrializados é justa e natural.
Um desafio a ser enfrentado pela humanidade é de que maneira aumentar a disponibilidade de energia sem por em risco as reservas existentes e sem prejudicar o meio ambiente.
Vamos discutir e analisar algumas fontes convencionais e outras fontes alternativas de energia, como a gerada pela Usina Nuclear de Angra dos Reis e como usá-las racionalmente.
Pesquise e responda:
1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
b- E as quedas d'água?
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
5) a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
b- Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
c- É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
d- Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ExcluirResposta:
O grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento. A máquina a vapor obtém energia da queima do carvão, que libera o calor utilizado para produzir vapor.
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
Resposta:
O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
B)E as quedas d'água?
Resposta:
Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
Resposta:
Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As populações humanas que habitam o local, obviamente deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago. A vegetação que não tenha sido retirada, ficará submersa e, com o tempo, virá a decompor-se dentro da água, prejudicando o próprio sistema formado. A fauna de animais de pequeno porte poderá ser eliminada (extinção local), e animais de grande porte podem também ser eliminados localmente caso não sejam resgatados. Animais territoriais terão dificuldade de serem retirados do local, pois tendem a retornar ao mesmo durante o processo de enchimento do lago da represa. Da mesma maneira, terão dificuldades de se adaptar em novas áreas, uma vez que essas já poderão estar ocupadas por indivíduos da mesma espécie, ou mesmo outras competidoras, Uma grande represa causa grande impacto para a população e natureza pois altera e/ou destrói ecossistemas inteiros.Represas são feitas em rios que estão entre morros, com o fecchamento da repressa o nível dagua some pondo em baixo dagua grandes áreas de florestas, destruindo a flora e fauna da região.
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
Resposta: O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.No desmatamento as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
ALUNA: ISABELA GOMES
TURMA: 2004
2 ANO
CONTINUAÇÃO:
ResponderExcluir5) a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
Respostas:
BIOMASSA
- Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
Energia Eólica
- A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Energia Solar
- A Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou energia térmica.
Energia Geotérmica
- Energia geotérmica ou energia geotermal (geo:terra; térmica:calor) é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da terra existe em toda parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.
B- Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
Resposta:
Energia hídrica : Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.
a biomassa : lenhas, resíduos florestais e agrícolas, lixos e esgotos provenientes de pecuárias .
Energia Nuclear : Vantagens:
O combustível é barato e fácil de transportar, É a fonte mais concentrada de geração de energia ,Fácil de transportar como novo combustível ,Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.
Desvantagens : É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento, Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.
Energia Geotérmica:
Vantagens:É uma energia renovável ,Não é poluente, Possui diversas utilizações.
Desvantagens:
Energia de baixo rendimento, Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica, Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.
Energia Solar:
Vantagens:
A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
C- É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
Resposta:
Sim, pois elas são energias que não poluem o ar, e isso são consideradas energia limpa .
D - Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
Resposta:
Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.
ALUNA: ISABELA GOMES
TURMA:2004
2 ANO
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirResposta:
A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia do vento, da água e dos músculos dos animais domesticados.
Durante a Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso à indústria e aos transportes. Isso propiciou o funcionamento dos motores a vapor instalados nas máquinas fabris, nas locomotivas e nos navios.
A busca de novas fontes de energia, mais eficientes e economicamente rentáveis, continuou. No século XIX, o petróleo, que já era conhecido desde a Pré-história, começou a ser usado na indústria para a produção de gasolina e outros derivados. No século XX, foi a vez do aproveitamento da energia nuclear, contida nos átomos do núcleo.
Aluna: Tamires Rodrigues de Oliveira
Turma: 2003
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
ResponderExcluirResposta:
Desde os tempos antigos que utilizamos a energia do ventos. Há mais de 5 mil anos, os Egípcios antigos usaram o vento para navegar no Rio Nilo. Depois, construímos moinhos de vento para moer o trigo e outros grãos. Os moinhos de vento mais antigos conhecidos existiam na Pérsia (Irão). Esses primeiros moinhos de vento assemelhavam-se a grandes rodas de remos. Séculos depois, a população da Holanda melhorou o desenho básico do moinho de vento. Deram-lhe pás tipo hélice, ainda feitas com velas. A Holanda é famosa pelos seus moinhos de vento.
A falta de petróleo da década de 1970 modificou o panorama da energia para mundo. Criou um interesse em fontes de energia alternativas, abrindo o caminho para a reentrada do moinho de vento para gerar electricidade. No início da décade de 1980 a energia eólica disparou realmente, em parte por causa de medidas que estimularam fontes de energia renováveis. O apoio para o desenvolvimento do vento aumentou desde então em todo o mundo.
b- E as quedas d'água?
Resposta:
A força hidrelétrica começou a ser utilizada em meados do século 20, mas a idéia de usar a água para gerar energia existe há milhares de anos. Uma usina hidrelétrica é, na verdade, um moinho de águagigante.
Há mais de 2.000 anos, os gregos utilizavam moinhos de água para transformar trigo em farinha. Estes antigos moinhos de água são como as turbinas modernas, que giram quando o fluxo de água atinge as lâminas. As da roda transformam o trigo em farinha.
Aluna: Tamires Rodrigues de Oliveira
Turma: 2003
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
ResponderExcluirResposta:
Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As populações humanas que habitam o local, obviamente deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago. A vegetação que não tenha sido retirada, ficará submersa e, com o tempo, virá a decompor-se dentro da água, prejudicando o próprio sistema formado. A fauna de animais de pequeno porte poderá ser eliminada (extinção local), e animais de grande porte podem também ser eliminados localmente caso não sejam resgatados. Animais territoriais terão dificuldade de serem retirados do local, pois tendem a retornar ao mesmo durante o processo de enchimento do lago da represa. Da mesma maneira, terão dificuldades de se adaptar em novas áreas, uma vez que essas já poderão estar ocupadas por indivíduos da mesma espécie, ou mesmo outras competidoras.
Aluna: Tamires Rodrigues de Oliveira
Turma: 2003
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
ResponderExcluirResposta:
Combustiveis fosseis tem capacidade de eliminar muitos componentes quimicos prejudidiais a camada de ozonio apos a sua queima, por exemplo: óxido de enchofre e de azoto, compostos organicos volateis e monoxido de carbono.
Já o desmatamento é prejudicial, pois as arvores dependem de Co2 (monoxido de carbono) para respiração e eliminação de O2, ou seja ela retira gases poluentes (co2) e utiliza, dando liberação de O2 (oxigenio, não contaminante, óbvio).
Aluna: Tamires Rodrigues de Oliveira
Turma: 2003
1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirO grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento. A máquina a vapor obtém energia da queima do carvão, que libera o calor utilizado para produzir vapor.
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
B)E as quedas d'água?
Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As populações humanas que habitam o local, obviamente deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago. A vegetação que não tenha sido retirada, ficará submersa e, com o tempo, virá a decompor-se dentro da água, prejudicando o próprio sistema formado. A fauna de animais de pequeno porte poderá ser eliminada (extinção local), e animais de grande porte podem também ser eliminados localmente caso não sejam resgatados. Animais territoriais terão dificuldade de serem retirados do local, pois tendem a retornar ao mesmo durante o processo de enchimento do lago da represa. Da mesma maneira, terão dificuldades de se adaptar em novas áreas, uma vez que essas já poderão estar ocupadas por indivíduos da mesma espécie, ou mesmo outras competidoras, Uma grande represa causa grande impacto para a população e natureza pois altera e/ou destrói ecossistemas inteiros.Represas são feitas em rios que estão entre morros, com o fecchamento da repressa o nível dagua some pondo em baixo dagua grandes áreas de florestas, destruindo a flora e fauna da região.
Kaique Leite
5) a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
ResponderExcluirRespostas:
Biomassa
Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em várias formas de energia elétrica, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa.
Incluí-se também nesta classificação os efluentes agro-pecuários, agro-industriais e urbanos. Os recursos renováveis representam atualmente cerca de 20% do fornecimento total de energia no mundo, com cerca de 14% proveniente de biomassa.
Eólica
A energia eólica é uma fonte de energia de baixo custo, sem ruído, sem poluição e com retorno garantido onde são utilizadas turbinas movidas a vento para gerar energia elétrica para as redes. É uma opção ecologicamente correta e ideal para locais não servidos pela rede comercial e pode ser captada de maneira muito simples na praia, no campo, no mar, ou na montanha, através de produtos que transformam a energia renovável dos ventos em eletricidade. Serve principalmente para bombear água, mas nos últimos tempos seu uso vem crescendo com rapidez. São utilizados os cata-ventos que são também conhecidos como moinhos de vento. Os cata-ventos são máquinas que transformam a energia gerada pela ação da força dos ventos sobre pás oblíquas unidas a um eixo comum, em energia aproveitável.
Solar
A energia solar é o aquecimento doméstico da água através do sol, utilizando boilers elétricos, aquecedores e coletores solares. Já tem a sua potencial importância nos padrões de consumo de energia. Além do valor econômico, ainda há o crescimento de uma consciência ecológica, que é a crescente disposição do uso de formas limpas, ainda que esse uso alternativo de energia não esteja assumido em escala econômica, requer baixo custo de investimento, é de alta tecnologia e padrão internacional de qualidade.
Geotérmica
Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contida no interior do planeta. Está é transmitida para a crosta terrestre, sobretudo por condução. Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente.
Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica. Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.
A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu (Foz de Iguaçu) que tem capacidade de 12600 MW.
Aluna: Tamires Rodrigues de Oliveira
Turma: 2003
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
ResponderExcluirO aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.No desmatamento as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
5) a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
BIOMASSA
- Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
Energia Eólica
- A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Energia Solar
- A Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou energia térmica.
Energia Geotérmica
- Energia geotérmica ou energia geotermal (geo:terra; térmica:calor) é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da terra existe em toda parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.
Kaique Leite
B- Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
ResponderExcluirEnergia hídrica : Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.
a biomassa : lenhas, resíduos florestais e agrícolas, lixos e esgotos provenientes de pecuárias .
Energia Nuclear : Vantagens:
O combustível é barato e fácil de transportar, É a fonte mais concentrada de geração de energia ,Fácil de transportar como novo combustível ,Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.
Desvantagens : É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento, Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.
Energia Geotérmica:
Vantagens:É uma energia renovável ,Não é poluente, Possui diversas utilizações.
Desvantagens:
Energia de baixo rendimento, Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica, Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.
Energia Solar:
Vantagens:
A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
C- É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
Sim, pois elas são energias que não poluem o ar, e isso são consideradas energia limpa .
D - Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.
NOME: KAIQUE LEITE FERREIRA
TURMA: 2002
N°: 22
5) B- Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
ResponderExcluirResposta:
Energia geotérmica
Desvantagens:
§ Energia de baixo rendimento;
§ Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica;
§ Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.
Energia solar
Desvantagens:
§ Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar;
§ Requer materiais especiais para que os painéis e colectores não afectem o meio ambiente.
Energia eólica
Desvantagens:
§ Necessita 3 vezes da quantidade de geração instalada para satisfazer a necessidade humana;
§ O equipamento é caro de se manter;
§ Altamente dependente do clima – o vento pode danifica-lo durante fortes ventanias ou não girar durante dias, conforme a estação do ano;
§ Pode afetar pássaros e colocá-los em perigo.
Energia Biomassa
Desvantagens:
§ Menor poder radiador;
§ Maior possibilidade de geração de material particular para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particular;
§ Dificuldades no e armazenamento.
C- É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
Resposta:
Porque não poluem o ar e não causam prejuízos ao meio ambiente, logo são consideradas limpas.
Aluna: Tamires Rodrigues de Oliveira
Turma: 2003
5)D - Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
ResponderExcluirResposta:
A Usina Nuclear
A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.
Vantagens
As principais vantagens da energia nuclear são: o combustível é barato e pouco (em comparação com outras fontes de energia), é independente de condições ambientais/climáticas (não depende do sol, como usinas solares, ou da vazão de um rio, no caso das hidroelétricas), a poluição gerada (diretamente) é quase inexistente. Não ocupa grandes áreas. A quantidade de lixo produzido é bem reduzido. O custo da energia gerada fica em torno de 40 dólares por MW, mais caro que a energia das hidroelétricas, mas mais barato que a energia das termoelétricas, usinas solares, eólica, etc.
Desvantagens
Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros. Não existem soluções eficientes para tratamento do lixo radioativo, que atualmente é depositado em desertos, fundo de oceanos ou dentro de montanhas (existem projetos para enviar o lixo para o Sol, o que poderia ser a solução definitiva, mas muito cara e também perigosa, imagine o que aconteceria se uma das cápsulas que armazenam o lixo explodisse na atmosfera da Terra?).
A fissão nuclear resulta na produção de outros elementos químicos, como plutônio. Este é usado na produção de bombas atômicas. Por isso, órgãos controladores internacionais (e americanos), tentam impedir que certos países (atualmente, o Iraque e Coréia do Norte), dominem a tecnologia nuclear.
Lixo Radioativo
Os principais componentes que compôem o lixo radioativo produzido nas usinas nucleares, são os produtos da fissão nuclear que ocorre no reator. Após anos de uso de uma certa quantidade de Urânio, o combustível inicial vai se transformando em outros produtos químicos, como criptônio, bário, césio, etc, que não tem utilidade na usina. Ferramentas, roupas, sapatilhas, luvas e tudo o que esteve em contato direto com esses produtos, é classificado como lixo radioativo.
Nos Estados Unidos, os restos são colocados em tambores lacrados, e enterrados bem fundo em desertos. O custo para armazenar os tambores são tão grandes quanto a manutenção da usina. Existem projetos para levar o lixo radioativo em cápsulas em direção ao sol, o que poderia ser uma solução definitiva para o problema, já que por 100.000 anos a radiação estará sendo emitida por esses materiais.
Os reatores desativados também são incluidos nessa classificação. Nenhum reator nuclear usado foi aberto no mundo todo. Geralmente são cobertos de concreto e levados para outro lugar.
Para os ambientalistas, o destino do lixo radioativo é o principal motivo deles serem contra a energia nuclear, já que ainda não se tem uma solução definitiva, e pouco se sabe das consequências da radiação para o meio ambiente. Alguns anos após a explosão de Chernobyl, na Ucrânia, milhares de pessoas desenvolveram doenças estranhas, que são atribuídas à radioatividade na região
Aluna: Tamires Rodrigues de Oliveira
Turma: 2003
1)Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirR:O grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento.
2)Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
R:O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
b) E as quedas d'água?
R:Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3)Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
R:Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As pessoas que habitamo local,deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago.
4)Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
R:O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.O assunto do desmatamento para mim é assim: as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
Continuação
ResponderExcluir5a)Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
R:Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Energia eólica
Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia, no século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água para irrigação.
A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
Energia das marés:
A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica.
Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica
B) Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
R:A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
C)É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
R: a energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), entre outras.
Em se tratando da energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera.
d)Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
R:Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros
Nome: Matheus Almeida Nº22 turma:2001
1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirResposta:
O grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento. A máquina a vapor obtém energia da queima do carvão, que libera o calor utilizado para produzir vapor.
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
Resposta:
O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
B)E as quedas d'água?
Resposta:
Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
Resposta:
Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As populações humanas que habitam o local, obviamente deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago. A vegetação que não tenha sido retirada, ficará submersa e, com o tempo, virá a decompor-se dentro da água, prejudicando o próprio sistema formado. A fauna de animais de pequeno porte poderá ser eliminada (extinção local), e animais de grande porte podem também ser eliminados localmente caso não sejam resgatados. Animais territoriais terão dificuldade de serem retirados do local, pois tendem a retornar ao mesmo durante o processo de enchimento do lago da represa. Da mesma maneira, terão dificuldades de se adaptar em novas áreas, uma vez que essas já poderão estar ocupadas por indivíduos da mesma espécie, ou mesmo outras competidoras, Uma grande represa causa grande impacto para a população e natureza pois altera e/ou destrói ecossistemas inteiros.Represas são feitas em rios que estão entre morros, com o fecchamento da repressa o nível dagua some pondo em baixo dagua grandes áreas de florestas, destruindo a flora e fauna da região.
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
Resposta: O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.No desmatamento as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
ALUNO ezequiel antonio da gama sanches
TURMA: 2004
Continuação
ResponderExcluir5a)Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
R:Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Energia eólica
Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia, no século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água para irrigação.
A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
Energia das marés:
A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica.
Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica
B) Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
R:A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
C)É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
R: a energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), entre outras.
Em se tratando da energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera.
d)Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
R:Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros
Nome: ezequiel antonio Nº37 turma:2004
1)Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirR:O grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento.
2)Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
R:O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
b) E as quedas d'água?
R:Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3)Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
R:Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As pessoas que habitamo local,deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago.
4)Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
R:O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.O assunto do desmatamento para mim é assim: as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
Continuação
ResponderExcluir5a)Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
R:Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Energia eólica
Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia, no século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água para irrigação.
A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
Energia das marés:
A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica.
Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica
B) Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
R:A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
C)É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
R: a energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), entre outras.
Em se tratando da energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera.
d)Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
R:Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros
Nome:Adysson moreira nº1 turma:2001
1)Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirO grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento.
2)Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
b) E as quedas d'água?
Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3)Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As pessoas que habitamo local,deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago.
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.No desmatamento as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
CONTINUAÇÃO
ResponderExcluir5 - a) Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Energia eólica
Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia, no século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água para irrigação.
A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
Energia das marés:
A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica.
Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica
b) Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
c) É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
A energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), entre outras.
Em se tratando da energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera.
d) Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros
Gabriel Zarro - número 40 - Turma 2001
1)Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirO grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento.
2)Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
R:O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
b) E as quedas d'água?
R:Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
Resposta:
Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As populações humanas que habitam o local, obviamente deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago. A vegetação que não tenha sido retirada, ficará submersa e, com o tempo, virá a decompor-se dentro da água, prejudicando o próprio sistema formado. A fauna de animais de pequeno porte poderá ser eliminada (extinção local), e animais de grande porte podem também ser eliminados localmente caso não sejam resgatados. Animais territoriais terão dificuldade de serem retirados do local, pois tendem a retornar ao mesmo durante o processo de enchimento do lago da represa. Da mesma maneira, terão dificuldades de se adaptar em novas áreas, uma vez que essas já poderão estar ocupadas por indivíduos da mesma espécie, ou mesmo outras competidoras, Uma grande represa causa grande impacto para a população e natureza pois altera e/ou destrói ecossistemas inteiros.Represas são feitas em rios que estão entre morros, com o fecchamento da repressa o nível dagua some pondo em baixo dagua grandes áreas de florestas, destruindo a flora e fauna da região.
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.No desmatamento as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
josé haroldo 2002
5 - a) Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
ResponderExcluirEnergia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Energia eólica
Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia, no século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água para irrigação.
A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
Energia das marés:
A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica.
Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica
b) Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
c) É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
A energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), entre outras.
Em se tratando da energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera.
d) Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros
continuação
josé haroldo 2002 N:40
Nathale Tinoco, nº 27 - turma 2001
ResponderExcluir1) A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo.
2) a) A energia eólica tem sido utilizado desde antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operação de outras máquinas. É uma espécie de energia verde. Essa energia também vem do Sol, que aquece a superfície da Terra de forma não homogênea, gerando locais de baixa pressão e locais de alta pressão, fazendo com que o ar se mova gerando ventos.
b) O aproveitamento das quedas d'água como fonte de energia vem sendo utilizado desde a época primitiva de nossa história. O grande impulso se deu a partir da invenção da turbina e dos grandes geradores elétricos. Foi na era moderna que a tecnologia referente à mecânica e à eletricidade se desenvolveu, possibilitando a instalação de grandes usinas hidroelétricas.
3) Uma grande represa causa grande impacto para a população e natureza pois altera e/ou destrói ecossistemas inteiros.Represas são feitas em rios que estão entre morros, com o fechamento da repressa o nível d’água some pondo em baixo d’água grandes áreas de florestas, destruindo a flora e fauna da região.Além de acabar com a natureza esta Grande quantidade de matéria submersa irá se decompor criando amônia e metano que irão para a atmosfera contribuindo para o aumento do efeito estufa.Os peixes do rio perderam Grande parte de área, alguns peixes precisam de um ecossistema que os permita migrarem para a reprodução, assim algumas espécies serão extintas, o que prejudica a população ribeirinha que vive da pesca.
4) Combustíveis fosseis tem capacidade de eliminar muitos componentes químicos prejudiciais a camada de ozônio após a sua queima, por exemplo: óxido de enxofre e de azoto, compostos orgânicos voláteis e monóxido de carbono.
Já o desmatamento é prejudicial, pois as arvores dependem de Co2 (monoxido de carbono) para respiração e eliminação de O2, ou seja ela retira gases poluentes (co2) e utiliza, dando liberação de O2 (oxigênio, não contaminante, óbvio).
CONTINUAÇÃO
ResponderExcluir5) a) Energia biológica, Biogás, Álcool e Óleos vegetais, Energia Solar e Hidrogênio, Marés, Ventos e Energia Geotérmica.
b) Vantagens:
. É uma energia renovável; não é poluente; possui diversas utilizações; a luz solar é um recurso natural renovável e não poluente; não produz qualquer tipo de poluição; o vento é um recurso natural sendo de grátis obtenção, etc.
Desvantagens:
. Energia de baixo rendimento; energia que está limitada a zonas de actividade tectónica; libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos; limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar; requer materiais especiais para que os painéis e coletoras não afetam o meio ambiente, etc.
c) Porque elas não liberam (ou liberam poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo.
d)Para os ambientalistas, o destino do lixo radioativo é o principal motivo deles serem contra a energia nuclear, já que ainda não se tem uma solução definitiva, e pouco se sabe das consequências da radiação para o meio ambiente. Alguns anos após a explosão de Chernobyl, na Ucrânia, milhares de pessoas desenvolveram doenças estranhas, que são atribuídas à radioatividade na região.
1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirR:A energia térmica e luminosa liberada pelo fogo foi a primeira a ser controlada pelos ancestrais do homem, 500 mil anos; a madeira era o principal combustível utilizado na época.
As carroças movidas por animais surgem em 3.500 a.C. na Suméria, na mesma época em que são inventados no Egito os botes com velas. A roda d'água surge em 3000 a.C, na Babilônia.
A China adota o carvão como fonte de energia por volta de 1.000 a.C. À medida que o carvão da superfície escasseava, ele começou a ser escavado, mas não conseguiu substituir a madeira.
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
R:O primeiro registro histórico da utilização da energia eólica para bombeamento de água e moagem de grãos através de cata-ventos é proveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C.. Esse tipo de moinho de eixo vertical veio a se espalhar pelo mundo islâmico sendo utilizado por vários séculos. Acredita-se, todavia, que antes da invenção dos cata-ventos na Pérsia, a China (por volta de 2000 A.C.) e o Império Babilônico (por volta 1700 A.C) já se utilizavam de cata-ventos rústicos para irrigação.
A introdução dos cata-ventos na Europa deu-se, principalmente, no retorno das Cruzadas há 900 anos. Os cata-ventos foram largamente utilizados e seu desenvolvimento bem documentado. As máquinas primitivas persistiram até o século XII quando começaram a ser utilizados moinhos de eixo horizontal na Inglaterra, França e Holanda, entre outros países. Os moinhos de vento de eixo horizontal do tipo “holandês” foram rapidamente disseminados em vários países da Europa.
Além do bombeamento de água, os moinhos de vento na Holanda tiveram uma grande variedade de aplicações. O primeiro moinho de vento utilizado para a produção de óleos vegetais foi construído em 1582. Com o surgimento da imprensa e o rápido crescimento da demanda por papel, foi construído, em 1586, o primeiro moinho de vento para fabricação de papel. Ao fim do século XVI, surgiram moinhos de vento para acionar serrarias para processar madeiras provenientes do Mar Báltico. Em meados do século XIX, aproximadamente 9000 moinhos de vento existiam em pleno funcionamento na Holanda, cerca de 3.000 na Bélgica , 10.000 na Inglaterra e cerca de 650 na França.
A utilização de cata-ventos de múltiplas pás destinados ao bombeamento d’água desenvolveu-se de forma efetiva, em diversos países, principalmente nas suas áreas rurais. Acredita-se que desde a segunda metade do século XIX mais de 6 milhões de cata-ventos já teriam sido fabricados e instalados somente nos Estados Unidos da América.
b- E as quedas d'água?
ResponderExcluirR:A utilização da energia cinética e potencial das águas é feita pela Humanidade a tempos imemoriais, já que desde sempre se instalaram variados dispositivos nas margens e nos leitos dos rios.
Foi, porém, no século XIX que o aproveitamento dessa forma de energia se tornou mais atraente do ponto de vista econômico pois, com a invenção dos grupos turbinas-geradores de energia elétrica e a possibilidade do transporte de eletricidade a grandes distâncias, se conseguiu obter um elevado rendimento econômico desse aproveitamento.
A água é um fonte tradicional de energia.
A roda d’água horizontal – com uma potência de cerca de 0,3kW – surgiu, aproximadamente, no século 1. Por volta do século 4, a roda d´água vertical conseguiu aumentar a potência até cerca de 2kW. As rodas d´água eram usadas, principalmente, para moer cereais. Por volta do século 16, a roda d´água era a máquina mais importante e desempenhou um papel fundamental na industrialização da Europa. No século 17, a potência das rodas d´água já atingira níveis bastante elevados.
A partir das rodas d´água, essencialmente máquinas de conversão da energia hidráulica em energia mecânica, foram desenvolvidas posteriormente as usinas hidroelétricas. Um terço da energia elétrica do mundo é produzida por meios hidroelétricos. A seguir, serão descritas essas duas formas de conversão da energia proveniente do uso direto da água.
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
Os primeiros impactos ambientais acontecem durante a construção das hidrelétricas. Como já foi visto, para que a usina funcione é necessário um reservatório. Sua construção acaba afetando consideravelmente a fauna e flora local. De uma hora para outra, a floresta vira lago. Essa mudança, se não for bem orientada, pode acabar com a flora local. Além do corte das árvores, muitas espécies acabam submersas e, conseqüentemente, morrem, criando uma espécie de limbo. Essa flora, em alguns casos, chega a atrapalhar o próprio funcionamento das turbinas no primeiro momento, obrigando a limpezas sistemáticas das mesmas.
Muitas espécies animais acabam fugindo do seu habitat natural durante a inundação. No caso da construção da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, um exemplo de má administração das questões ambientais na construção, cientistas relatam a fuga em massa de macacos, aves e outras espécies durante os dois meses que durou a inundação do lago de 2.430 km2. A estimativa é que apenas 1% das espécies sobreviveram em Tucuruí. Obviamente, a mitigação desse problema pode ser feita com o remanejamento antecipado das espécies, mesmo assim, algumas espécies correm o risco de não se adaptarem ao novo habitat.
Já as espécies aquáticas sofrem um impacto ainda maior. Como a hidrelétrica é composta de uma barragem, o fluxo natural dos peixes acabam sendo interrompido drasticamente. A conseqüência é a proliferação de determinadas espécies em relação a outras. Há também espécies que normalmente sobem o leito do rio no sentido contrário da correnteza para depositar suas ovas no período chamado de piracema. Para tentar amenizar o problema são construídas escadas nas barragens para que o peixes migratórios possam circular. A concepção de degraus é para evitar que algumas espécies morram de exaustão ao tentar repetir o seu fluxo natural de migração.
Soma-se a esse impacto, a eutrofização das águas, que é o excesso de nutrientes, aumenta a proliferação de microorganismo, causa comum de poluição de águas, podendo causar também conseqüências para o homem, como, por exemplo, epidemias.
Outro problema é a mudança climática que os lagos podem causar. Afinal, como já foi dito, aonde havia floresta agora há um lago, o que pode elevar a temperatura ambiente e mudar o ciclo de chuvas.
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
ResponderExcluirPesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
5) a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
Energia Solar
A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água. Maiores produtores: Japão e EUA.
Energia Eólica
O vento gira as pás de um gigantesco cata-vento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA.
Energia das marés
As águas do mar movimentam uma turbina, que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploração comercial. França, Inglaterra e Japão são os pioneiros na produção.
Energia de Biogás
Transformação de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo.
Energia de biocombustíveis
Geração de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de mamona e cana-de-açúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores, que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais.
b- Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
Energia Solar
PRÓS: fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutenção; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.
CONTRAS: produção interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.
Energia Eólica
PRÓS: fonte inesgotável de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.
CONTRAS: poluição visual (um parque eólico pode ter centenas de cata-ventos) e, às vezes, sonora (alguns cata-ventos são muito barulhentos); morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cata-ventos).
Energia das marés
PRÓS: fonte de energia abundante capaz de abastecer milhares de cidades costeiras.
CONTRAS: a diferença de nível dos mares ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metros; produção irregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30.
Energia de Biogás
PRÓS: substitui diretamente o petróleo; dá um fim ecológico ao lixo orgânico; gera fertilizante; os produtores rurais podem produzir e até vender o gás, em vez de pagar por ele.
CONTRA: o gás é difícil de ser armazenado.
Energia de biocombustíveis
PRÓS: substitui diretamente o petróleo; os vegetais usados na fabricação absorvem CO2 em sua fase de crescimento.
CONTRA: produção da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos.
c- É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
R:Essas fontes não liberam, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. Energia eólica - gerada a partir da força do vento.Energia solar - gerada a partir dos raios solares.
d- Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
ResponderExcluirOs principais componentes que compôem o lixo radioativo produzido nas usinas nucleares, são os produtos da fissão nuclear que ocorre no reator. Após anos de uso de uma certa quantidade de Urânio, o combustível inicial vai se transformando em outros produtos químicos, como criptônio, bário, césio, etc, que não tem utilidade na usina. Ferramentas, roupas, sapatilhas, luvas e tudo o que esteve em contato direto com esses produtos, é classificado como lixo radioativo.
Nos Estados Unidos, os restos são colocados em tambores lacrados, e enterrados bem fundo em desertos. O custo para armazenar os tambores são tão grandes quanto a manutenção da usina. Existem projetos para levar o lixo radioativo em cápsulas em direção ao sol, o que poderia ser uma solução definitiva para o problema, já que por 100.000 anos a radiação estará sendo emitida por esses materiais.
Elaine Pontes Lima
1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirResposta:
O grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento. A máquina a vapor obtém energia da queima do carvão, que libera o calor utilizado para produzir vapor.
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
Resposta:
O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
B)E as quedas d'água?
Resposta:
Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
Resposta:
Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As populações humanas que habitam o local, obviamente deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago. A vegetação que não tenha sido retirada, ficará submersa e, com o tempo, virá a decompor-se dentro da água, prejudicando o próprio sistema formado. A fauna de animais de pequeno porte poderá ser eliminada (extinção local), e animais de grande porte podem também ser eliminados localmente caso não sejam resgatados. Animais territoriais terão dificuldade de serem retirados do local, pois tendem a retornar ao mesmo durante o processo de enchimento do lago da represa. Da mesma maneira, terão dificuldades de se adaptar em novas áreas, uma vez que essas já poderão estar ocupadas por indivíduos da mesma espécie, ou mesmo outras competidoras, Uma grande represa causa grande impacto para a população e natureza pois altera e/ou destrói ecossistemas inteiros.Represas são feitas em rios que estão entre morros, com o fecchamento da repressa o nível dagua some pondo em baixo dagua grandes áreas de florestas, destruindo a flora e fauna da região.
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
Resposta: O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.No desmatamento as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
Thulio Rocha
CONTINUAÇÃO:
ResponderExcluir5) a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
Respostas:
BIOMASSA
- Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
Energia Eólica
- A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Energia Solar
- A Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou energia térmica.
Energia Geotérmica
- Energia geotérmica ou energia geotermal (geo:terra; térmica:calor) é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da terra existe em toda parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.
B- Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
Resposta:
Energia hídrica : Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.
a biomassa : lenhas, resíduos florestais e agrícolas, lixos e esgotos provenientes de pecuárias .
Energia Nuclear : Vantagens:
O combustível é barato e fácil de transportar, É a fonte mais concentrada de geração de energia ,Fácil de transportar como novo combustível ,Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.
Desvantagens : É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento, Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.
Energia Geotérmica:
Vantagens:É uma energia renovável ,Não é poluente, Possui diversas utilizações.
Desvantagens:
Energia de baixo rendimento, Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica, Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.
Energia Solar:
Vantagens:
A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
C- É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
Resposta:
Sim, pois elas são energias que não poluem o ar, e isso são consideradas energia limpa .
D - Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
Resposta:
Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.
Thulio Rocha
2001 32
1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirR : A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia do vento, da água e dos músculos dos animais domesticados.
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
R :O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, entretanto nem sempre está associado a campos petrolíferos.
2 b) E as quedas d'água?
R:Pois elas são consideradas fontes renováveis, pois são reabastecidas pela natureza, de modo em que seus recursos estão sempre disponivéis .
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
R: Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As pessoas que habitamo local,deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago.
Tayná Miquelito, 33 , 2003
CONTINUAÇÃO
ResponderExcluir4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
R :O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.No desmatamento as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
5) a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia.
Biomassa
Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em várias formas de energia elétrica, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa.
Incluí-se também nesta classificação os efluentes agro-pecuários, agro-industriais e urbanos. Os recursos renováveis representam atualmente cerca de 20% do fornecimento total de energia no mundo, com cerca de 14% proveniente de biomassa.
Eólica
A energia eólica é uma fonte de energia de baixo custo, sem ruído, sem poluição e com retorno garantido onde são utilizadas turbinas movidas a vento para gerar energia elétrica para as redes. É uma opção ecologicamente correta e ideal para locais não servidos pela rede comercial e pode ser captada de maneira muito simples na praia, no campo, no mar, ou na montanha, através de produtos que transformam a energia renovável dos ventos em eletricidade. Serve principalmente para bombear água, mas nos últimos tempos seu uso vem crescendo com rapidez. São utilizados os cata-ventos que são também conhecidos como moinhos de vento. Os cata-ventos são máquinas que transformam a energia gerada pela ação da força dos ventos sobre pás oblíquas unidas a um eixo comum, em energia aproveitável.
Solar
A energia solar é o aquecimento doméstico da água através do sol, utilizando boilers elétricos, aquecedores e coletores solares. Já tem a sua potencial importância nos padrões de consumo de energia. Além do valor econômico, ainda há o crescimento de uma consciência ecológica, que é a crescente disposição do uso de formas limpas, ainda que esse uso alternativo de energia não esteja assumido em escala econômica, requer baixo custo de investimento, é de alta tecnologia e padrão internacional de qualidade.
Geotérmica
Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contida no interior do planeta. Está é transmitida para a crosta terrestre, sobretudo por condução. Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente.
Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica. Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.
A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu (Foz de Iguaçu) que tem capacidade de 12600 MW.
Tayna Miquelito, 33 , 2003
CONTINUAÇÃO
ResponderExcluirb- Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
R: Energia hídrica : Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.
a biomassa : lenhas, resíduos florestais e agrícolas, lixos e esgotos provenientes de pecuárias .
Energia Nuclear : Vantagens:
O combustível é barato e fácil de transportar, É a fonte mais concentrada de geração de energia ,Fácil de transportar como novo combustível ,Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.
Desvantagens : É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento, Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.
Energia Geotérmica:
Vantagens:É uma energia renovável ,Não é poluente, Possui diversas utilizações.
Desvantagens:
Energia de baixo rendimento, Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica, Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.
Energia Solar:
Vantagens:
A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
Tayna Miquelito. 33, 2003
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCONTINUAÇÃO
ResponderExcluirc- É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
R :Porque não poluem o ar e não causam prejuízos ao meio ambiente, logo são consideradas limpas.
d- Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
R: A Usina Nuclear
A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.
Vantagens
As principais vantagens da energia nuclear são: o combustível é barato e pouco (em comparação com outras fontes de energia), é independente de condições ambientais/climáticas (não depende do sol, como usinas solares, ou da vazão de um rio, no caso das hidroelétricas), a poluição gerada (diretamente) é quase inexistente. Não ocupa grandes áreas. A quantidade de lixo produzido é bem reduzido. O custo da energia gerada fica em torno de 40 dólares por MW, mais caro que a energia das hidroelétricas, mas mais barato que a energia das termoelétricas, usinas solares, eólica, etc.
Desvantagens
Alto custo de construção, em razão da tecnologia e segurança empregadas; Mesmo com todos os sistemas de segurança, há sempre o risco do reator vazar ou explodir, liberando radioatividade na atmosfera e nas terras próximas, num raio de quilômetros. Não existem soluções eficientes para tratamento do lixo radioativo, que atualmente é depositado em desertos, fundo de oceanos ou dentro de montanhas (existem projetos para enviar o lixo para o Sol, o que poderia ser a solução definitiva, mas muito cara e também perigosa, imagine o que aconteceria se uma das cápsulas que armazenam o lixo explodisse na atmosfera da Terra?).
A fissão nuclear resulta na produção de outros elementos químicos, como plutônio. Este é usado na produção de bombas atômicas. Por isso, órgãos controladores internacionais (e americanos), tentam impedir que certos países (atualmente, o Iraque e Coréia do Norte), dominem a tecnologia nuclear.
Lixo Radioativo
Os principais componentes que compôem o lixo radioativo produzido nas usinas nucleares, são os produtos da fissão nuclear que ocorre no reator. Após anos de uso de uma certa quantidade de Urânio, o combustível inicial vai se transformando em outros produtos químicos, como criptônio, bário, césio, etc, que não tem utilidade na usina. Ferramentas, roupas, sapatilhas, luvas e tudo o que esteve em contato direto com esses produtos, é classificado como lixo radioativo.
Nos Estados Unidos, os restos são colocados em tambores lacrados, e enterrados bem fundo em desertos. O custo para armazenar os tambores são tão grandes quanto a manutenção da usina. Existem projetos para levar o lixo radioativo em cápsulas em direção ao sol, o que poderia ser uma solução definitiva para o problema, já que por 100.000 anos a radiação estará sendo emitida por esses materiais.
Os reatores desativados também são incluidos nessa classificação. Nenhum reator nuclear usado foi aberto no mundo todo. Geralmente são cobertos de concreto e levados para outro lugar.
Para os ambientalistas, o destino do lixo radioativo é o principal motivo deles serem contra a energia nuclear, já que ainda não se tem uma solução definitiva, e pouco se sabe das consequências da radiação para o meio ambiente. Alguns anos após a explosão de Chernobyl, na Ucrânia, milhares de pessoas desenvolveram doenças estranhas, que são atribuídas à radioatividade na região.
Tayna Miquelito . 33, 2003
1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirR:A primeira fonte de energia foi atravez da luz solar,do vento e das aguas, depois vieram as maquinas a vapor.
2) a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
R:O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não-renovável.
O gás natural é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
b) E as quedas d'água?
R: A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.
3) Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
R:Uma grande represa causa grande impacto para a população e natureza pois altera e/ou destrói ecossistemas inteiros.Represas são feitas em rios que estão entre morros, com o fecchamento da repressa o nível dagua some pondo em baixo dagua grandes áreas de florestas, destruindo a flora e fauna da região.Além de acabar com a natureza esta Grande quantidade de matéria submersa irá se decompor criando amônia e metano que irão para a atmosfera contribuindo para o aumento do efeito estufa.Os peixes do rio perderam Grande parte de área, alguns peixes precisam de um ecossistema que os permita migrarem para a reprodução, assim algumas espécies serão extintas, o que prejudica a população ribeirinha que vive da pesca.
4) Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
R:O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.O assunto do desmatamento para mim é assim: as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
Aluna: Mayara de Fatima, turma: 2001, Número; 23.
CONTINUAÇAO
ResponderExcluir5) a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia:
R: Biomassa:A biomassa é um tipo de matéria utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir da utilização de combustíveis fósseis como petróleo e carvão mineral.
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.
[editar] Materiais
* A lenha é muito utilizada para produção de energia por biomassa. No Brasil, já representou 40% da produção energética primária. A grande desvantagem é o desmatamento das florestas.
* Bagaço de cana
* Pó de serra
* Papéis já utilizados
* Galhos e folhas decorrentes da poda de árvores em cidades ou casas
* Embalagens de papelão descartadas após a aquisição de diversos eletrodomésticos
[editar] Produtos derivados da biomassa
* Bio-óleo: líquido negro obtido por meio do processo de pirólise cujas destinações principais são aquecimento e geração de energia elétrica.
* Biogás: metano obtido juntamente com dióxido de carbono por meio da decomposição de materiais como lixo, alimentos, esgoto e esterco em digestores de biomassa.
* Biomass-to-Liquids: líquido obtido em duas etapas. Primeiro é realizado um processo de gasificação, cujo produto é submetido ao processo de Fischer-Tropsch. Pode ser empregado na composição de lubrificantes e combustíveis líquidos para utilização em motores do ciclo diesel.
* Etanol Celulósico: etanol obtido alternativamente por dois processos. Em um deles a biomassa, especificamente celulose, é submetida ao processo de hidrólise enzimática, utilizando uma enzima denominada celulase. O outro processo é composto pela execução sucessiva das três seguintes fases: gasificação, fermentação e destilação.
* Bioetanol "comum": feito no Brasil à base do sumo extraído da cana de açúcar. Há países que empregam milho (caso dos Estados Unidos) e beterraba (da França) para a sua produção. O sistema à base de cana-de-açúcar empregado no Brasil é mais viável do que o utilizado pelo americano e francês.
* Biodiesel é feito do dendê, da mamona e da soja.
* Óleo vegetal: Pode ser usando em Motores diesel usando a tecnologia Elsbett
Eólica:Energia eólica é a energia produzida através de aerogeradores movidos pelos ventos.
Seu aproveitamento econômico é muito baixo ainda, pois ainda que o governo subsdie sua compra, pagando cerca de 6 vezes mais por esse tipo de energia, sua construção muitas vezes não é viável economicamente.
Pode susbstituir a medida que seu custo baixe. Na atual situação, como os custos atuais dificilmente esse tipo de energia poderá substituir fontes tradicionais de energia como o petróleo ou hidroelétrica.
Solar: Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
Aluna: Mayara de Fatima, turma: 2001 , número: 23.
CONTINUAÇAO
ResponderExcluirGeotermica:Podemos definir energia geotérmica como o calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Ela existe desde que o nosso planeta foi criado.
Abaixo da crosta terrestre, existe um manto composto por rochas líquidas a altas temperaturas, o magma. Nestas zonas, os depósitos ou correntes de água são esquentados pelo magma até temperaturas às vezes superior a 140 ºC. Quando a água ou vapor emergem através de fissuras na crosta, aparecem os gêiseres, as fumarolas e as fontes termais.
Este incrível recurso equivale a 50.000 vezes a energia que se obtém de todos os recursos de gás e petróleo do mundo.
Hídrica: Energia hidrelétrica é toda forma de energia gerada através da água.
b)
c) Sim. Energia limpa: o nome já traduz o que seria esta forma de energia, ela não polui o meio ambiente. Como exemplo de energia limpa temos, a energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), entre outras.
d)
Aluna: Mayara de Fatima, turma: 2001 , número: 23.
1- Aos poucos, a humanidade foi unindo essas outras constatações e descobertas, que depois se transformaram em idéias e inventos geniais – como a roda, a alavanca, a máquina a vapor e o eletromagnetismo – e, assim foi tirando da água o melhor proveito.A água logo revelou inúmeras vantagens se comparada às outras fontes de energia usadas até então. A primeira é que dava para armazenar. Ao contrário dos animais, não precisava ser alimentada, não envelhecia e nunca ficava doente (hoje sabemos que a poluição é capaz de matá-la), e, ao contrário dos ventos, parecia estar eternamente disponível. Antigamente, a água que jorrava das montanhas movia rodas hidráulicas que moíam grãos, serravam madeira, extraíam óleo de azeitonas, teciam, extraíam minério da terra. Hoje, gira imensas turbinas para gerar a eletricidade que garante o conforto e o desenvolvimento da humanidade.
ResponderExcluir2-a) Desde os tempos antigos que utilizamos a energia do ventos. Há mais de 5 mil anos.
b) Não foi difícil para o homem descobrir, há milhares de anos, o potencial energético de água. Bastou notar a forte correnteza de um raio, sentir em seu próprio corpo a força de uma cachoeira e observar a destruição depois de uma tempestade.
3- Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As populações humanas que habitam o local, obviamente deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago. A vegetação que não tenha sido retirada, ficará submersa e, com o tempo, virá a decompor-se dentro da água, prejudicando o próprio sistema formado. A fauna de animais de pequeno porte poderá ser eliminada (extinção local), e animais de grande porte podem também ser eliminados localmente caso não sejam resgatados. Animais territoriais terão dificuldade de serem retirados do local, pois tendem a retornar ao mesmo durante o processo de enchimento do lago da represa. Da mesma maneira, terão dificuldades de se adaptar em novas áreas, uma vez que essas já poderão estar ocupadas por indivíduos da mesma espécie, ou mesmo outras competidoras.
4- O termo “aquecimento global” refere-se ao aumento da temperatura do planeta causado, principalmente, pelo aumento da concentração de certos gases atmosféricos, tais como o dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, e clorofluorcarbonos. Esses gases apresentam como principal característica, a habilidade de “prender” a energia radiante do sol, levando a elevações da temperatura atmosférica, a qual, por sua vez, pode causar mudanças significativas no clima, alterar os padrões de chuvas e tempestades, mudar os padrões de correntes marinhas, e aumentar a faixa máxima de alcance do nível do mar.
É importante mencionar que o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera terrestre é atribuído, principalmente, a queima de combustíveis fósseis e madeira.
Agravando o problema, encontra-se o desmatamento das florestas em todo o mundo. A vegetação encontrada em florestas contribui como uma das maiores fontes dissipadoras e de absorção do excesso de dióxido de carbono depositado na atmosfera. Lembrando que uma outra fonte também importantíssima para a dissipação e absorção do dióxido de carbono são os oceanos.
CONTINUAÇÃO:
ResponderExcluir5-a) As fontes de energia alternativa incluem a energia solar, vento, água, biomassa, madeira, inútil, geotérmica, entulho, energia termal fotovoltaica, e solar.
As principais fontes de energia alternativa que são:
Biomassa
Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química.
Eólica
A energia eólica é uma fonte de energia de baixo custo, sem ruído, sem poluição e com retorno garantido onde são utilizadas turbinas movidas a vento para gerar energia elétrica para as redes.
Solar
A energia solar é o aquecimento doméstico da água através do sol, utilizando boilers elétricos, aquecedores e coletores solares.
Geotérmica
Existe uma grande quantidade de energia sob a forma térmica contida no interior do planeta. Está é transmitida para a crosta terrestre, sobretudo por condução. Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo atualmente.
Energia hídrica
Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura.
b) VANTAGENS:
Um dos maiores benefícios da energia alternativa é o seu potencial para fornecer fontes de eletricidade baratas e limpas. A energia alternativa também minimiza a poluição e tem um impacto ambiental positivo de diversas formas, assim, as companhias que decidem usar a energia alternativa realçam o seu capital de reputação e passam a ser considerados cidadãos corporativos socialmente responsáveis.
DESVANTAGENS:
O consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.
Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.
c) Sim. Porque ela não polui o meio ambiente. A energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares).
D) Energia nuclear consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de, através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio (demonstrado por Albert Einstein) que nas reações nucleares ocorre uma transformação de massa em energia. A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou em outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros deve-se provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras. Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo. A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coreia do Norte, Paquistão e Índia, entre outros. A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis, não lançando na atmosfera gases tóxicos, e não sendo responsável pelo aumento do efeito estufa.
FERNANDO BASTOS FREITAS;
ResponderExcluirNº: 11;
TURMA: 2001
1) Como os primeiros seres humanos obtinham energia para realização de trabalho útil?
ResponderExcluirResposta:
O grande aumento do uso de energia tem suas origens em meados do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor, na Inglaterra. A primeira máquina construída por James Watt (1736-1819) foi ligada a um tear para fabricar tecido, em 1785. Até essa época a energia necessária ao funcionamento das máquinas era obtida dos músculos humanos, da tração animal, de quedas d'água ou moinhos de vento. A máquina a vapor obtém energia da queima do carvão, que libera o calor utilizado para produzir vapor.
2-a- Quando o vento passou a ser usado como recurso para fonte de energia?
R:Desde os tempos antigos que utilizamos a energia do ventos. Há mais de 5 mil anos, os Egípcios antigos usaram o vento para navegar no Rio Nilo. Depois, construímos moinhos de vento para moer o trigo e outros grãos. Os moinhos de vento mais antigos conhecidos existiam na Pérsia (Irão). Esses primeiros moinhos de vento assemelhavam-se a grandes rodas de remos. Séculos depois, a população da Holanda melhorou o desenho básico do moinho de vento. Deram-lhe pás tipo hélice, ainda feitas com velas. A Holanda é famosa pelos seus moinhos de vento.A falta de petróleo da década de 1970 modificou o panorama da energia para mundo. Criou um interesse em fontes de energia alternativas, abrindo o caminho para a reentrada do moinho de vento para gerar electricidade. No início da décade de 1980 a energia eólica disparou realmente, em parte por causa de medidas que estimularam fontes de energia renováveis. O apoio para o desenvolvimento do vento aumentou desde então em todo o mundo.
b)E as quedas d'água?
R:A energia hidroelétrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água (exemplo, a barragem do Alqueva). Essa energia parte da precipitação que forma os rios que são represados, a água desses rios faz girar turbinas que produzem energia elétrica.
É encontrada sob a forma de energia cinética, sob diferenças de temperatura ou gradientes de salinidade e pode ser aproveitada e utilizada. Uma vez que a água é aproximadamente 800 vezes mais densa que o ar, requer um lento fluxo ou ondas de mar moderadas, que podem produzir uma quantidade considerável de energia.
3)Que impactos ambientais que a construção de uma grande represa pode trazer para a população, para a flora e para a fauna de uma região?
R:Normalmente a construção de represas demanda uma alteração climática nos arredores do lago formado pelo represamento do rio. As populações humanas que habitam o local, obviamente deverão ser deslocadas para outras áreas, perdendo todo seu vínculo com a terra onde estão acostumadas a viver e de onde retiram seu sustento. Quanto à flora, com certeza essa será totalmente devastada na região da construção da represa, quando o rio tomar a nova área, transformando-se em um lago. A vegetação que não tenha sido retirada, ficará submersa e, com o tempo, virá a decompor-se dentro da água, prejudicando o próprio sistema formado. A fauna de animais de pequeno porte poderá ser eliminada (extinção local), e animais de grande porte podem também ser eliminados localmente caso não sejam resgatados. Animais territoriais terão dificuldade de serem retirados do local, pois tendem a retornar ao mesmo durante o processo de enchimento do lago da represa. Da mesma maneira, terão dificuldades de se adaptar em novas áreas, uma vez que essas já poderão estar ocupadas por indivíduos da mesma espécie, ou mesmo outras competidoras.
4)Por que o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento podem contribuir para agravar o problema do aquecimento global?
ResponderExcluirR;O aquecimento global é quando a atmosfera terrestre se super aquece com os gases poluentes.O combustível fóssil que é o petróleo é super poluente, e claro que isso agrava mais a situação da atmosfera.O assunto do desmatamento para mim é assim: as árvores as vezes absorvem alguns gases poluentes da atmosfera fazendo o interior da floresta, pântano ou floresta tropical ficar com menos "oxigênio contaminado" ou seja sem árvores vais ficar mais poluído.
5)a- Pesquise e descreva as fontes alternativas de energia
BIOMASSA - Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
Energia Eólica- A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Energia Solar- A Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa, energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou energia térmica.
Energia Geotérmica- Energia geotérmica ou energia geotermal (geo:terra; térmica:calor) é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O calor da terra existe em toda parte por baixo da superfície do planeta, mas em algumas partes está mais perto da superfície do que outras, o que torna mais fácil a sua utilização.
b)Quais as vantagens e desvantagens dessas fontes alternativas de energia?
ResponderExcluirAs energias renováveis poluem menos o ambiente do que as energias não renováveis, e são infinitas, assim, um dia que as energias não renováveis acabem, estas vão continuar a existir, substituindo as energias não renováveis, satisfazendo assim todas as nossas necessidades energéticas.
Podemos concluir então que as energias renováveis, mesmo tendo caras infra-estruturas, são uma grande aposta para o futuro
Energia hídrica : Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.
a biomassa : lenhas, resíduos florestais e agrícolas, lixos e esgotos provenientes de pecuárias .
Energia Nuclear : Vantagens:
O combustível é barato e fácil de transportar, É a fonte mais concentrada de geração de energia ,Fácil de transportar como novo combustível ,Não provoca efeito de estufa ou chuva ácida.
Desvantagens : É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção de resíduo radioactivo e de armazenamento, Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países.
Energia Geotérmica:
Vantagens:É uma energia renovável ,Não é poluente, Possui diversas utilizações.
Desvantagens:Energia de baixo rendimento, Energia que está limitada a zonas de actividade tectónica, Libertação de gases para atmosfera, como o sulfureto de hidrogénio e o dióxido de carbono, que são poluentes e corrosivos.
Energia Solar:
Vantagens:A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Desvantagens:Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar.
c)É comum referir-se à energia eólica e à energia solar como "Energia Limpa". Por que?
R:Porque são fontes de energia renováveis e não poluem como as não renováveis.
d)D - Um dos argumentos contrários à instalação de usinas nucleares é sua vida útil (estimada em 25 anos aproximadamente). Quais as razões pelas quais essas usinas têm duração tão pequena e como é resolvido esse problema, principalmente em países que a participação da energia nuclear na produção de eletricidade é a principal?
Resposta:
Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.
Julia coutinho
ResponderExcluirTurma:2004
N° 14