quinta-feira, 28 de junho de 2012

Biomassa





Há lixo de toda espécie e em toda parte: lixo orgânico, reciclável, hospitalar... e também lixo químico e lixo radioativo, ambos uma constante ameaça para o meio ambiente.

Então, o que fazer com tanto lixo?

Onde colocar tantos rejeitos que dia a dia tiramos de nossas casas em quantidades cada vez maiores?

É fundamental que as pessoas tenham uma consciência ambiental que as leve a descartar o lixo de maneira seletiva para que cada item siga o caminho mais adequado.

Porém, o lixo pode ter um retorno à sociedade com grande êxito, sendo empregado como importante fonte de energia, a energia de biomassa.

Os resíduos orgânicos - que são biomassas - podem originar gás combustível, o chamado biogás, uma mistura de metano e gás carbônico, principalmente. Para isto acontecer, esses resíduos devem sofrer uma degradação por microrganismo, em atmosfera rarefeita de oxigênio, feita em aparelhos chamados biodigestores. Além do gás, essa digestão permite obter o adubo orgânico que é um lodo ou borra, usado como fertilizante.

O gás metano, um gás estufa que contribui bastante para o agravamento do aquecimento global que pode ser utilizado para a produção energética.

O aperfeiçoamento desse processo de obtenção de energia é fundamental para o futuro, pois, além de suprir as necessidades energéticas, resolve o grave problema do lixo urbano.

Há várias pesquisas em andamento visando outras alternativas para aproveitamento do lixo orgânico.

Pesquise e comente:
- O que é biomassa.
- As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.