quinta-feira, 28 de junho de 2012

Biomassa





Há lixo de toda espécie e em toda parte: lixo orgânico, reciclável, hospitalar... e também lixo químico e lixo radioativo, ambos uma constante ameaça para o meio ambiente.

Então, o que fazer com tanto lixo?

Onde colocar tantos rejeitos que dia a dia tiramos de nossas casas em quantidades cada vez maiores?

É fundamental que as pessoas tenham uma consciência ambiental que as leve a descartar o lixo de maneira seletiva para que cada item siga o caminho mais adequado.

Porém, o lixo pode ter um retorno à sociedade com grande êxito, sendo empregado como importante fonte de energia, a energia de biomassa.

Os resíduos orgânicos - que são biomassas - podem originar gás combustível, o chamado biogás, uma mistura de metano e gás carbônico, principalmente. Para isto acontecer, esses resíduos devem sofrer uma degradação por microrganismo, em atmosfera rarefeita de oxigênio, feita em aparelhos chamados biodigestores. Além do gás, essa digestão permite obter o adubo orgânico que é um lodo ou borra, usado como fertilizante.

O gás metano, um gás estufa que contribui bastante para o agravamento do aquecimento global que pode ser utilizado para a produção energética.

O aperfeiçoamento desse processo de obtenção de energia é fundamental para o futuro, pois, além de suprir as necessidades energéticas, resolve o grave problema do lixo urbano.

Há várias pesquisas em andamento visando outras alternativas para aproveitamento do lixo orgânico.

Pesquise e comente:
- O que é biomassa.
- As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.

35 comentários:

  1. A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.
    A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia.

    A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.


    turma:2001
    Grupo: Nathale, Ray, Fernando, Anderson Godoy e Anderson Luiz

    ResponderExcluir
  2. A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.

    Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

    Entre as principais vantagens da biomassa estão:

    - Baixo custo de operação;
    - Facilidade de armazenamento e transporte;
    - Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
    - Alta eficiência energética;
    - É uma fonte energética renovável e limpa;
    - Emite menos gases poluentes.

    A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.

    Turma: 2001
    Grupo: Tarcísio, Lorena

    ResponderExcluir
  3. - O que é biomassa?

    Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
    A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.

    - As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.

    Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

    Turma: 2003
    Equipe: Tamires/n°32, Lara/n°18, Viviane/n°35, Isteffani/n°13.

    ResponderExcluir
  4. Biomassa: tipo de matéria utilizada para produdir energia a partir de alguns processos, como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, só que essa produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Essa energia que se acumula é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.
    Possui uma única vantagem, que é o baixo custo, ela é renovável, permitindo o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente, como por exemplo aquelas obtidas a partir da utilização de combustíveis como petróleo e carvão mineral.
    A queima dessa matéria provoca a liberação do dióxido de carbono na atmosfera, mas este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o que torna a emissões de CO2 praticamente nula.

    Uso de Biomassa para a Produção de Energia
    Atualmente o Brasil encontra-se em situação privilegiada no que se refere a suas fontes primárias de oferta de energia. Verifica-se que a maioria da energia consumida no país é proveniente de fontes renováveis de energia (hidroeletricidade, biomassa em forma de lenha e derivados da madeira, como serragem, carvão vegetal, derivados da cana-de-açúcar e outras mais).

    Como o "apagão" tornou-se evidente e, conseqüentemente, o racionamento de energia, começaram as discussões sobre a matriz energética brasileira.
    A utilização de biomassa para produção de energia, tanto elétrica como em forma de vapor, em caldeiras ou fornos já é uma realidade no Brasil. O uso da madeira para a geração de energia apresenta algumas vantagens e desvantagens, quando relacionadas com combustíveis à base de petróleo.

    Vantagens:
    Baixo custo de aquisição;
    Não emite dióxido de enxofre;
    As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
    Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
    Menor risco ambiental;
    Recurso renovável;
    Emissões não contribuem para o efeito estufa.

    Grupo:Vinicius Egito N°42 ,Denis de Oliveira N°1
    Turma:2006

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. PERGUNTAS:

    1)O que é biomassa.
    2)As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.

    RESPOSTAS:
    1)A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros. iomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia. As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são: o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.
    A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 nos hidratos de carbono, liberando oxigênio. Assim, a utilização da biomassa não altera a composição da atmosfera.A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. A semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis é outra vantagem. Dessa forma, a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande na indústria em geral.As biomassas mais utilizadas são: a lenha (já representou 40% da produção energética primária no Brasil), o bagaço da cana-de-açúcar, galhos e folhas de árvores, papéis, papelão, etc. A biomassa é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o bio-óleo, o biogás, o BTL e o biodieselUma das possíveis fontes de biomassa consideradas é a proveniente do Brasil. Neste aspecto, a possibilidade de aproveitamento dos nossos resíduos vegetais é uma perspectiva alinhada ecologicamente com o protocolo de Kyoto. A biomassa tem uma participação importante no Balanço Energético Nacional do Brasil. A siderurgia brasileira à carvão vegetal, vem sendo citada constantemente como exemplo de processo industrial ecologicamente favorável, o que é muito positivo para o Brasil.


    2)Baixo custo de aquisição; Não emite dióxido de enxofre;
    As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental;Recurso renovável; Emissões não contribuem para o efeito estufa.


    Grupo: Isabela Gomes, Júlia Coutinho, Ygor Resende e Stephany Oliveira

    Turma: 2004

    ResponderExcluir
  7. a) Qual deveria ser a prioridade brasileira na gestão do lixo?
    Investir na universalização dos pilares básicos da limpeza urbana: boa coleta e destinação adequada. Mas um aterro sanitário custa caro, e tanto a população quanto os políticos se perguntam se, num país que cuida tão mal da segurança, da saúde e da educação, vale a pena priorizar esse tipo de investimento. Quando se pensa nisso, é preciso em primeiro lugar definir quem vai pagar a conta. No Brasil, não temos o costume de pagar pelo lixo produzido. O valor do IPTU não leva em conta quantas pessoas vivem na casa ou quanto lixo é produzido ali. Diante desses impasses, os lixões a céu aberto permanecem, embora todo mundo saiba que são ultrapassados e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.

    b) Reduzir a quantidade de lixo doméstico seria uma solução?
    Sim. Isso ocorreria naturalmente se fossem criados tributos específicos. Sem punição, como alguém que joga papel no chão, estaciona em cima da calçada ou faz barbaridades no trânsito - ou seja, que demonstra não dar a mínima para a coletividade - vai se preocupar em reduzir a quantidade de lixo que produz, em nome do bem da humanidade? O brasileiro fica comovido com a civilidade que encontra nas viagens ao exterior, mas, quando volta ao país, continua a fazer tudo errado. É um problema de educação.

    TURMA:2004 GRUPO: KAIRO FREITAS, LUCAS CARNEIRO

    ResponderExcluir
  8. - O que é biomassa?

    Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
    A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros. iomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia. As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são: o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.
    A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 nos hidratos de carbono, liberando oxigênio. Assim, a utilização da biomassa não altera a composição da atmosfera.A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. A semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis é outra vantagem. Dessa forma, a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande na indústria em geral.As biomassas mais utilizadas são: a lenha (já representou 40% da produção energética primária no Brasil), o bagaço da cana-de-açúcar, galhos e folhas de árvores, papéis, papelão, etc. A biomassa é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o bio-óleo, o biogás, o BTL e o biodieselUma das possíveis fontes de biomassa consideradas é a proveniente do Brasil. Neste aspecto, a possibilidade de aproveitamento dos nossos resíduos vegetais é uma perspectiva alinhada ecologicamente com o protocolo de Kyoto. A biomassa tem uma participação importante no Balanço Energético Nacional do Brasil. A siderurgia brasileira à carvão vegetal, vem sendo citada constantemente como exemplo de processo industrial ecologicamente favorável, o que é muito positivo para o Brasil.

    - As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.

    Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

    TURMA:2002

    GRUPO: MARIANA-26/ KAIQUE-22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turma: 2002
      Grupo:suelen, luciano,deivid e pamela.

      1 - O que é biomassa?
      Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes[1].

      Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

      A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.

      A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

      2 - As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica?
      A utilização de biomassa para produção de energia, tanto elétrica como em forma de vapor, em caldeiras ou fornos já é uma realidade no Brasil. O uso da madeira para a geração de energia apresenta algumas vantagens e desvantagens, quando relacionadas com combustíveis à base de petróleo.
      Vantagens:

      Baixo custo de aquisição;

      Não emite dióxido de enxofre;

      As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;

      Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);

      Menor risco ambiental;

      Recurso renovável;

      Emissões não contribuem para o efeito estufa.
      Desvantagens:

      Menor poder calorífico;

      Maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado;

      Dificuldades no estoque e armazenamento.

      Além das citadas acima, existem algumas vantagens indiretas, como é o caso de madeireiras que utilizam os resíduos do processo de fabricação (serragem, cavacos e pedaços de madeira) para a própria produção de energia, reduzindo, desta maneira, o volume de resíduo do processo industrial.

      Algumas das desvantagens podem ser compensadas através de monitoramento de parâmetros do processo. Para o controle do proceso de combustão devem ser monitorados o excesso de ar, CO e, para instalações de grande porte, também, deve existir o monitoramento da densidade colorimétrica da fumaça por um sistema on-line instalado na chaminé. Esses controles do processo de combustão são medidas para impedir a geração de poluentes e, assim chamadas indiretas. As Medidas Indiretas visam reduzir a geração e o impacto de poluentes sem aplicação de equipamentos de remoção. O uso de equipamentos de remoção é uma medida direta que visa remover aquela parte de poluentes impossíveis de remover com as medidas indiretas. Portanto, deve-se, sempre que possível, tentar implantar as medidas indiretas antes de aplicar as diretas.

      Excluir
  9. Pergunta: O que é biomassa?
    Resposta: Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

    Pergunta: As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.
    Resposta: O bagaço e a palha representam dois terços da energia da planta, o que faz da biomassa uma alternativa competitiva e de grande apelo comercial. No Brasil, essa fonte permite também a geração descentralizada, ou seja, a energia poderá ser produzida em diferentes regiões a partir de tecnologia e equipamentos desenvolvidos e produzidos pela indústria nacional. Outra vantagem é a complementaridade da geração quando associada à fonte hídrica por conta de haver mais biomassa disponível no período de seca, justamente quando os reservatórios das hidrelétrica apresentam níveis mais baixos de armazenamento.
    No aspecto ambiental, a grande vantagem da biomassa como combustível de termelétricas é o fato de essa fonte permitir um balanço muito mais sustentável na produção de energia por conta da absorção de gases de efeito estufa na etapa agrícola, o que não ocorre com térmicas que usam derivados de petróleo.

    GRUPO: Karolinne Victoria, Kamilla Aguiar, Tayná Costa e Ruan Pimentel
    TURMA: 2006

    ResponderExcluir
  10. O que é biomassa:
    Biomassa é um material constituído por substâncias de origem orgânica (vegetal, animal e microrganismos). Plantas, animais e seus derivados são biomassa. A utilização como combustível pode ser feita a partir de sua forma bruta, como madeira, produtos e resíduos agrícolas, resíduos florestais, resíduos pecuários, excrementos de animais e lixo. Ao contrário das fontes fósseis de energia, como o petróleo e o carvão mineral, a biomassa é renovável em curto intervalo de tempo. Fonte de energia limpa, renovável e sustentável, a biomassa ganhou maior relevância na geração de eletricidade a partir de uma política pública do governo federal, o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa). Essa iniciativa permitiu a definição de um marco regulatório que prevê incentivos para transformação de usinas de álcool em termelétricas a biomassa, conexão à rede elétrica, financiamento e leilões específicos para essa fonte.

    As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica:
    Apesar de muitas usinas já utilizarem a biomassa para a geração da energia consumida na própria unidade, a comercialização do excedente no mercado regulado é um fenômeno recente no País. A participação nos leilões promovidos pelo governo federal se deu a partir de 2005 e se consolidou com a realização do primeiro leilão de energia de reserva exclusivo para biomassa, realizado em 14 de agosto. No aspecto ambiental, a grande vantagem da biomassa como combustível de termelétricas é o fato de essa fonte permitir um balanço muito mais sustentável na produção de energia por conta da absorção de gases de efeito estufa na etapa agrícola, o que não ocorre com térmicas que usam derivados de petróleo. A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas.Como principais vantagens temos: Baixo custo, não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente, sobras de cinzas são menos agressivas ao meio ambiente e menor risco ambiental.

    Turma: 2001
    Grupo: Amanda Vargas, Caio Freitas, Larissa Cabral.

    ResponderExcluir
  11. -O que é biomassa?
    Biomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia. As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são: o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.
    A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 nos hidratos de carbono, liberando oxigênio. Assim, a utilização da biomassa não altera a composição da atmosfera.
    A biomassa se destaca pela alta densidade energética e pelas facilidades de armazenamento, conversão e transporte. A semelhança entre os motores com utilização de biomassa e os que utilizam energias fósseis é outra vantagem. Dessa forma, a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande na indústria em geral.
    Uma das possíveis fontes de biomassa consideradas é a proveniente do Brasil. Neste aspecto, a possibilidade de aproveitamento dos nossos resíduos vegetais é uma perspectiva alinhada ecologicamente com o protocolo de Kyoto. A biomassa tem uma participação importante no Balanço Energético Nacional do Brasil. A siderurgia brasileira à carvão vegetal, vem sendo citada constantemente como exemplo de processo industrial ecologicamente favorável, o que é muito positivo para o Brasil.
    -Quais as vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica?
    Baixo custo de aquisição; Não emite dióxido de enxofre; As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental; Recurso renovável; Emissões não contribuem para o efeito estufa.
    GRUPO: Kaimmon Coutinho, Ezequiel Antonio, Estéfano Poeys, Andressa Carolina.
    TURMA: 2004

    ResponderExcluir
  12. Perguntas:

    -Oque é biomassa?
    -Quais as vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica?

    Respostas:

    Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
    A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

    Equipe: Analine, Elaine, Karine.
    Turma: 2003

    ResponderExcluir
  13. 1) Um tipo de matéria utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir da utilização de combustíveis fósseis como petróleo e carvão mineral.


    2) O bagaço e a palha representam dois terços da energia da planta, o que faz da biomassa uma alternativa competitiva e de grande apelo comercial. No Brasil, essa fonte permite também a geração descentralizada, ou seja, a energia poderá ser produzida em diferentes regiões a partir de tecnologia e equipamentos desenvolvidos e produzidos pela indústria nacional. Outra vantagem é a complementaridade da geração quando associada à fonte hídrica por conta de haver mais biomassa disponível no período de seca, justamente quando os reservatórios das hidrelétricas apresentam níveis mais baixos de armazenamento.

    No aspecto ambiental, a grande vantagem da biomassa como combustível de termelétricas é o fato de essa fonte permitir um balanço muito mais sustentável na produção de energia por conta da absorção de gases de efeito estufa na etapa agrícola, o que não ocorre com térmicas que usam derivados de petróleo.


    Jhemyson Lukas nº13

    ResponderExcluir
  14. Pergunta: O que é biomassa?
    Resposta: Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

    Pergunta: As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.
    Resposta: O bagaço e a palha representam dois terços da energia da planta, o que faz da biomassa uma alternativa competitiva e de grande apelo comercial. No Brasil, essa fonte permite também a geração descentralizada, ou seja, a energia poderá ser produzida em diferentes regiões a partir de tecnologia e equipamentos desenvolvidos e produzidos pela indústria nacional. Outra vantagem é a complementaridade da geração quando associada à fonte hídrica por conta de haver mais biomassa disponível no período de seca, justamente quando os reservatórios das hidrelétrica apresentam níveis mais baixos de armazenamento.
    No aspecto ambiental, a grande vantagem da biomassa como combustível de termelétricas é o fato de essa fonte permitir um balanço muito mais sustentável na produção de energia por conta da absorção de gases de efeito estufa na etapa agrícola, o que não ocorre com térmicas que usam derivados de petróleo.

    Turma:2006
    Grupo: Lucas Soares (Nº10) Lucas Prado (Nº11) Vinicius Silva (Nº24) Willyana Gomes (Nº25)

    ResponderExcluir
  15. -Oque é biomassa?
    -Quais as vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica?
    RESPOSTAS
    1 -Biomassa pode ser transformada em energia que pode ser utilizada na geração de energia através de decomposição, em curto prazo, de matérias orgânicas (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas entre outros).
    Mais recentemente a produção de energia elétrica a partir tem sido defendida com umas das opções tanto para países desenvolvidos e subdesenvolvidos de minimizar as emissões globais de CO2 no meio ambiente, evitando assim a deterioração ambiental.
    Dentre essas opções que aumentam a oferta de energia elétrica a curto prazo, encontras-se duas que podem causar de certa forma impacto maior ou menor no meio ambiente dependo dos cuidados a serem tomados.

    2- Por ser um tipo matéria utilizada na produção de energia renovável, com a utilização de combustão de material orgânico produzida e acumulada em ecossistemas, sendo que parte dessa energia é aplicada na própria manutenção do ecossistema que devolve ao solo aquilo o material orgânico retirado.


    Vantagens
    - Alguma das vantagens da Biomassa está no baixo custo de sua aquisição;
    - A não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente;
    - As sobras de cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustível fósseis;
    - Menor corrosão dos equipamentos (cadeiras, fornos, etc.)
    - Menor risco ambiental;
    - As emissões não contribuem para o efeito estufa;


    Desvantagens
    - Maior possibilidade de geração de material, particulado na atmosfera.isto significa maior custo de investimento para caldeira e equipamentos de remoção de material particulado lançado no meio – ambiente;
    - Dificuldade na estocagem e no armazenamento dos resíduos;
    Preocupada com o meio ambiente a FRAQMAQ, possui em sua gama de produtos, o triturador para Biomassa, especifico para processar e gerar energia para o funcionamento das usinas.

    GRUPO: Amarilis. Luisa. Débora. Rafaela. Mariane (2004)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. -O que é Biomassa?
    A biomassa, é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.

    Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.

    Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.
    ---------------------------------------------------

    -As vantagens da biomassa para a reprodução de energia?

    A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia.
    A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

    Turma: 2002
    Grupo: Ana Carla
    Afonso
    Aline Karla
    Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é biomassa?
      Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção

      As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.

      A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

      Grupo: Tayná Miquelito, Letícia Rocha, Mariana Machado e camila Lourenço
      turma : 2003

      Excluir
  18. Biomassa

    A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
    Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
    Entre as principais vantagens da biomassa estão:
    - Baixo custo de operação;
    - Facilidade de armazenamento e transporte;
    - Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
    - Alta eficiência energética;
    - É uma fonte energética renovável e limpa;
    - Emite menos gases poluentes.
    Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
    A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários bio-combustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.

    Vantagens

    Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

    GIOVANA MEIRELLES 30
    STELA CALDEIRA 39
    JULIA DINIZ 35
    STHÉFANY 40
    Turma; 2006

    ResponderExcluir
  19. O que é biomassa?
    Biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal.

    As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica:
    Baixo custo de aquisição; não emite dióxido de enxofre; as cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); menor risco ambiental; recurso renovável; emissões não contribuem para o efeito estufa.

    Turma:2003
    Grupo: Jessyka, Jonadabe, Maria Clávia, Sara

    ResponderExcluir
  20. Pergunta; O que é Biomassa?

    - Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

    As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica

    - Atualmente o Brasil encontra-se em situação privilegiada no que se refere a suas fontes primárias de oferta de energia. Verifica-se que a maioria da energia consumida no país é proveniente de fontes renováveis de energia (hidroeletricidade, biomassa em forma de lenha e derivados da madeira, como serragem, carvão vegetal, derivados da cana-de-açúcar e outras mais).
    Como o "apagão" tornou-se evidente e, conseqüentemente, o racionamento de energia, começaram as discussões sobre a matriz energética brasileira.
    A utilização de biomassa para produção de energia, tanto elétrica como em forma de vapor, em caldeiras ou fornos já é uma realidade no Brasil. O uso da madeira para a geração de energia apresenta algumas vantagens, como: baixo custo de aquisição; não emite dióxido de enxofre; as cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); menor risco ambiental; recurso renovável; e emissões não contribuem para o efeito estufa.

    Alunos: Laís Doneda (nº16) Francynne Sepulveda (nº10) Matheus Brasil (nº36) e Davi Delgado (nº32)
    Turma: 2004

    ResponderExcluir
  21. Perguntas:

    -Oque é biomassa?
    -Quais as vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica?

    Respostas:

    Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
    A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

    Equipe: Ana Paula nº1 - Analine nº2 - Elaine nº8 - Karine nº17
    Turma: 2003

    ResponderExcluir
  22. O que é Biomassa?
    Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
    Biomassa é um tipo de matéria utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir da utilização de combustíveis fósseis como petróleo e carvão mineral.

    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

    As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica:

    A utilização de biomassa para produção de energia, tanto elétrica como em forma de vapor, em caldeiras ou fornos já é uma realidade no Brasil. O uso da madeira para a geração de energia apresenta algumas vantagens e desvantagens, quando relacionadas com combustíveis à base de petróleo.
    Vantagens:
    Baixo custo de aquisição;
    Não emite dióxido de enxofre;
    As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
    Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
    Menor risco ambiental;
    Recurso renovável;
    Emissões não contribuem para o efeito estufa.
    Helena Coelho Turma:2006 10 de Maio

    ResponderExcluir
  23. Oq e biomassa?

    R:A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.

    Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

    As vantagens da biomassa para a produção de energia:

    R:Baixo custo de aquisição;
    Não emite dióxido de enxofre;
    As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
    Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
    Menor risco ambiental;
    Recurso renovável;
    Emissões não contribuem para o efeito estufa.

    Nome:MATHEUS ALMEIDA Nº22 TURMA:2001

    ResponderExcluir
  24. O QUE É BIOMASSA?

    QUAIS AS VANTAGENS DA BIOMASSA PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA?

    RESPOSTAS:

    Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.

    Biomassa é um tipo de matéria utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir da utilização de combustíveis fósseis como petróleo e carvão mineral.


    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam em curto prazo.
    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.
    A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
    A utilização de biomassa para produção de energia, tanto elétrica como em forma de vapor, em caldeiras ou fornos já é uma realidade no Brasil. O uso da madeira para a geração de energia apresenta algumas vantagens e desvantagens, quando relacionadas com combustíveis à base de petróleo.

    Vantagens:
    Baixo custo de aquisição;
    b Não emite dióxido de enxofre;
    As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
    Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
    Menor risco ambiental;
    Recurso renovável;
    Emissões não contribuem para o efeito estufa.


    EQUIPE: ERMES N:17 - MARLON N;27 - DOUGLAS N:13
    TURMA:2002

    ResponderExcluir
  25. Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes[1].
    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

    Quais são as Vantagens da Biomassa na Produção de Energia ?

    Baixo custo de aquisição;
    Não emite dióxido de enxofre;
    As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
    Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
    Menor risco ambiental;
    Recurso renovável;
    Emissões não contribuem para o efeito estufa.

    Desvantagens :

    Menor poder calorífico;
    Maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado;
    Dificuldades no estoque e armazenamento.

    Flavio (36) Yann moser (35) Turma:2002

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. 1 - Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
    Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
    A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.

    2 - As vantagens de seu uso na produção de energia são inúmeras: o baixo custo, o fator de ser renovável, permitindo o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo e o carvão.

    Grupo: Amanda Duarte 03, Júlia Miranda 16, Esther Corrêa 10
    Turma: 2001

    ResponderExcluir
  28. 1)Oque é Biomassa?

    A biomassa é um tipo de matéria utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir da utilização de combustíveis fósseis como petróleo e carvão mineral.

    A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

    2) As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.
    O bagaço e a palha representam dois terços da energia da planta, o que faz da biomassa uma alternativa competitiva e de grande apelo comercial. No Brasil, essa fonte permite também a geração descentralizada, ou seja, a energia poderá ser produzida em diferentes regiões a partir de tecnologia e equipamentos desenvolvidos e produzidos pela indústria nacional. Outra vantagem é a complementaridade da geração quando associada à fonte hídrica por conta de haver mais biomassa disponível no período de seca, justamente quando os reservatórios das hidrelétricas apresentam níveis mais baixos de armazenamento.


    Aluno: Saulo Borges nº39 Turma:2002

    ResponderExcluir
  29. * O que é Biomassa?

    R.:A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
    Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.

    * As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.

    R.: Entre as principais vantagens da biomassa estão:
    - Baixo custo de operação;
    - Facilidade de armazenamento e transporte;
    - Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
    - Alta eficiência energética;
    - É uma fonte energética renovável e limpa;
    - Emite menos gases poluentes.
    Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.

    ALUNAS: Maria Júlia e Ingrid
    TURMA: 2006

    ResponderExcluir
  30. 1-Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
    Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes[1].
    2-No Brasil, essa fonte permite também a geração descentralizada, ou seja, a energia poderá ser produzida em diferentes regiões a partir de tecnologia e equipamentos desenvolvidos e produzidos pela indústria nacional. Outra vantagem é a complementaridade da geração quando associada à fonte hídrica por conta de haver mais biomassa disponível no período de seca, justamente quando os reservatórios das hidrelétricas apresentam níveis mais baixos de armazenamento.As vantagens da biomassa para a produção de energia elétrica.
    O bagaço e a palha representam dois terços da energia da planta, o que faz da biomassa uma alternativa competitiva e de grande apelo comercial.
    Turma 2002 - Denis Medeiros 12 , Larissa Zanelli 25 , Sarah Petterman 31 e Taiwan Rodrigues 34

    ResponderExcluir